Translate / Traducir / Traduire / Tradurre

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

USA - World Record [Beijing 08]

Jason Lezak (EUA) squash ex-Word Record,
IN A RECORD TIME OF 46.06 SECONDS !!!




RECORDE MUNDIAL - NATAÇÃO, 1OO M LIVRES
CRONICA DO ACTUAL MELHOR MOMENTOS DOS JOGOS OLÍMPICOS '08


Bem, estou preplexo com o que acabei de ver na prova de Natação 4x100 metros livres de Homens (se bem que dois deles é sobre-humano, mas ok). Em vez de 1, são 4 nadadores por equipa.

Eis que aconteceu. Estava eu a ouvir música no PC, quando o comentador diz que a prova que se ia seguir iria ser espectacular. Ora bem, eu pensei, vamos lá ver no que é que isso dá.

A prova começa logo de uma forma alucinante com os nadadores a darem o seu máximo, parecendo que estavam na recta final, com a Austrália a começar na frente. Depois lá para o meio da prova, vejo quatro ou cinco nadadores bastante á frente do recorde mundial. A França e os EUA destacaram-se logo. Mas passemos á frente.


Estavamos a ir para a última ronda e a França estava talvez uns 2 metros á frente dos EUA, mas eis que o americano Jason Lezak saltou para a piscina e começou a nadar que nem um animal. Aquilo parecia quase pessoas a correr. O francês Alain Bernard ainda ia na frente e, embora o extremo empenho do americano, o francês parecia ter a medalha de ouro assegurada. Mas à medida que Lezak ia avançando dava a ideia que iria haver uma incrível disputa até ao fim. E foi isso mesmo.

Bernard e Lezak davam a última cambalhota e partiam para os últimos 50 metros. Iam a uma velocidade incrível, e depressa se reparava que o americano estava a ganhar terreno. Era um ambiente brutal, cheio de entusiasmo e ao mesmo tempo de anciosidade para ver quem iria ganhar, enquanto eles, nadando a velocidades sobre-humanas partiam para os últimos 5 metros, seguidos do australiano Eamon Sullivan.



O francês estava uns quantos centímetros à frente, quando de repende Lezak, nas últimas 3 ou 4 braçadas, estendia aqueles braços enormes e s
altava que nem um animal, como que voando, conseguindo tocar na parede 8 centésimos primeiro que Bernard, obtendo um novo e absolutamente inacreditávell record mundial.


Foi completamente sobre-humano, o que Jason Lezak fez naquela prova. Lezak não nadou, voou! É verdade que aquilo foi uma prova colectiva, mas Jason desafiou tudo o que era possível e imaginário, tendo ultrapassado os limites humanos. Não sei se estão bem a ver, mas Lezak fez, a nadar, 100 metros em 46 segundos. Simplesmente incrível!


Penso que apesar desta descrição dramática que fiz, vocês têm é que ver com os vossos próprios olhos. [o vídeo foi gravado por mim, a qualidade não é a melhor, mas também dá para perceber ].





E isto tudo acabou assim:

1º [medalha de Ouro] - EUA ( 3:08:24 ) - Recorde Mundial
2º [medalha de prata] -França ( 3:08:32 ) - R. Europeu (também bateu o ex-R-M., mas só conta o 1º classificado)
3º [melha de Bronze] - Austrália ( 3:09:91 ) - R. Oceânia (também bateu o ex-R.M., mas só conta o 1º classificado)

1º [medalha de Ouro] - Jason Lezak (46.06) - Recorde Mundial

2º [medalha de prata] - Alain Bernard (46.63) - R. Europeu (também bateu o ex-R-M., mas só conta o 1º classificado)
3º [melha de Bronze] - Eamon Sullivan (47.24) - R. Oceânia (também bateu o ex-R.M., mas só conta o 1º classificado)


Mas não esquecer a excelente actuação do francês Alian Bernard, que ficou apenas a 8 centésimos do norte-americano. Obviamente que o destaque vai para este, porque partiu com uma desvantagem considerável e acabou por salvar os EUA e, principalmente, o prodígio americano, que está no centro do mundo pois há a ambição de bater o recorde mundial de Mark Spits e, para isso, ele tem de ganhar as 8 provas em que se inscreveu, faltando agora apenas 6 e, pelo que tenho visto, não me admiro nada que o Phelps "limpe aquilo tudo" e bata todos os recordes que há para bater.

Aqueles últimos 50 metros e o frente-afrente de Jason Lezak e Alain Bernard foi uma coisa do outro mundo. É algo que fica para a história do Desporto. Algo que aqueles mesmos atletas nunca mais esquecerão, pelo que basta ver a expressão de Mike Phelps (o tal prodígio americano) quando os EUA acabam de vencer. Aquilo e toda a a reacção do público é que é Desporto, meus amigos.


Podemos comparar aquele frente-afrente final com o célebres: o golo de Maradonano mundial no Futebol, a queda de Mick Foley do cima duma jaula do famoso "Hell in a Cell" no Wrestling, o recorde mundial de Obadele Thompson nos Jogos Olímpicos de 1996 no Atletismoou mesmo o do lendário Mark Spits na Natação. Além disso, os cinco primeiros classificados bateram todos o tempo do ex-recorde mundial, como se pode ver no vídeo e na imagem (a linha verde representa o tempo do anterior record), pois a Suécia e a Itália conseguiram tempos a baixo dos 3 minutos e 12 segundos.


E depois olhamos para os anteriores recordes e pensamos que são ridículos ao pé destes. Porque afinal, o recorde foi batido pelos cinco primeiro classificados, não apenas pelo primeiro. Mas é assim mesmo, os recordes existem é para serem batidos e é incrível como o jovem nadador norte-americano de 23 anos Phelps tem neste momento mais protagonismo que o próprio presidente, George Bush.

Espero que tenham gostado
Bem, agora vou dormir que já são 6 da manhã.
Adeus, fiquem bem!

7 comentários:

Anónimo disse...

very nice! hahahahaha

Anónimo disse...

Normalmente não costumo comentar em blogs, apesar de visitar muitos diariamente [como o teu eheh].

Mas adorei a tua crónica, especialmente aqueles parágrafos do fim da prova. Excelente o drama que lhe deste. E, eu que adoro natação, fico-te agradecida pelo vídeo, porque ao contrário de ti não pude ver a prova (às 4 já é muito tarde xD)

Bjs

Dori

Anónimo disse...

YO MOTHAFOKAZZ CHECK THIS OUT I'M BOT A PLAYA I JUST FUCK A LOT WITH YOUR ASS!


YO PROPZ NIGGER WHATZ UP!!!


AHAHA! I'M A JAPANSESE CLICK! AHAHA!

Anónimo disse...

Greetings from Ohio! I'm bored to death at work so I decided to check out your blog on my iphone during lunch break. I enjoy the information you provide here and can't wait
to take a look when I get home. I'm amazed at how fast your blog loaded on my phone .. I'm not even using WIFI, just 3G .
. Anyhow, good site!
Here is my web blog ; real money slots online

Anónimo disse...

There is definately a great deal to know about this
issue. I like all of the points you've made.
Feel free to visit my web page win online slots

Anónimo disse...

Nice post. I learn something totally new and challenging on blogs I stumbleupon every day.
It's always helpful to read content from other authors and use something from other sites.
Here is my weblog ; easy ways to make fast money

Anónimo disse...

Woah! I'm really enjoying the template/theme of this blog. It's simple, yet effective.
A lot of times it's challenging to get that "perfect balance" between usability and visual appearance. I must say you have done a amazing job with this. Also, the blog loads super fast for me on Opera. Excellent Blog!
Look into my web site legitimate ways to make money fast