Translate / Traducir / Traduire / Tradurre

domingo, 17 de agosto de 2008

Discovering Cultures #1 [Chipre]

Oá a todos. Bem-vindos à estreia de mais uma rubrica aqui no blog, a Discovering Cultures, que vai semanalmente ou quinzenalmente, falar um pouco sobre um país diferente. Hoje começamos com o Chipre, ilha situada no Mar Mediterrâneo, próxima da Turquia e Grécia. Espero que gostem.
Chipre
Capital: Nicósia
Superfície: 9250 km2
Língua Oficial: Grega e Turca

Moeda: Libra Cipriota
Regime Político: República
Clima: Mediterrâneo

Chipre é a 3ª maior ilha do mar Mediterrâneo, (é chamada de "ilha dos deuses" ), tendo um relevo montanhoso, com duas zonas distintas, tendo uma delas o famoso nome de monte Olimpo. Aliás, a ilha é famosa por ter uma grande diversidade de flora, favorecida com os mais de 300 dias de muito sol por ano.

Apesar de (do ponto de vista geológicos e geomorfológico) ser parte integrante do Próximo Oriente (na Ásia), a ilha de Chipre tem muitas características europeias do ponto de vista antro-económico: é significativo que o Estado cipriota faça parte desde 1961 do Conselho da Europa, tendo estipulado um acordo de associação com a União Europeia em 2004. Quem visitar Chipre encontra um país ferido e dividido pelo conflito greco-turco, mas também encontra um país com uma filosofia modernizada, em que as sugestivas características tradicionais se mantêm apenas em função da atracção turísticas.





Economia O Chipre tem uma economia livre baseada, sobretudo, no comércio e na indústria. A agricultura nacional tem-se desenvolvido e a indústria mineral encontra-se bem desenvolvida.




História
Depois de sucessivamente ocupada por Egípcios, Assírios, Perssas e Gregos, durante a antiguidade, foi dominada pela República de Veneza desde 1489 e até à invasão dos Turcos em 1570. No início da 1ª Guerra Mundial, foram oficialmente convertidos em colónia britânica, pelo que nos finais da 2ª guerra Mundial os cipriotas aumentaram a pressão para o fim do domínio britânico. Em 1960, Chipre, Grécia e o Reino Unido assinaram um tratado que declara a presidência dos turcos, ficando os cipriotas com a vice-presidência, o que dificultou as relações entre gregos, cipriotas e turcos. Mas a 15 de Junho de 1974 um golpe revolucionário cipriota provoca a rendição da Turquia que invadiu militarmente a parte da Norte da Ilha, o que deixou, até hoje, a presidência totalmente pertencente aos cipriotas, embora a ilha continue dividida (pela ONU) entre a parte Norte (Turca) e parte Sul (Grécia), tendo algumas zonas de bases aéreas inglesas.

Turismo

O turismo tem atravessado um periódo de prosperidade. Chipre possui uma grande movimentação de turistas durante o Verão, onde o calor e o Sol são fortíssimos. A noite também é bastante agitada com vários bares, com um ar típico de "pubs". Tem boas praias, como é comum às ilhas gregas. Existem muitos passeios de barcos pelo Mediterrâneo que não poderia deixar de ter um óptimo vinho, sem esquecer os maravilhosos azeites de oliveira. Quanto à culinária é bastante saudável costuma-se comer saladas, acompanhadas de grelhados, variados de frango e carne de porco.

Espero que tenham gostado.
Alguma dúvida, é só comentar!

Fiquem bem!

1 comentário:

WD disse...

Interessante seu post, me inspirou a trabalhar com o Chipre em meu blog. Continue escrevendo sobre outras nações e,se tiver interesse no lado dos conflitos culturais e territoriais, tenho um blog acerca disto, o wdworld. Bom trabalho.