As Impalas
Distribuição e Habitat : As impalas (Aepyceros melampus) são bovídeos característicos das savanas arborizadas e das estepes arbustivas da África a sul do Equador (Angola, Botswana, Zimbabwe, Malawi, Zâmbia, Tanzânia e Quénia). A impala-de-face-negra (Aepyceros melampus petersi) é uma das duas subespécies reconhecidas nesta espécie, que se encontra no Sudoeste de África (Norte da Namíbia e Sudoeste de Angola) e está representada no Zoo de Lisboa.
Identificação: As impalas são antílopes elegantes de pelagem castanho-clara, curta e sedosa. O queixo e a zona ventral do corpo têm cor branca. Possuem uma risca negra longitudinal de cada lado da região perineal e na cauda. Os cornos, presentes apenas nos machos, estão voltados para trás, têm forma de lira e são marcados por espessos anéis concêntricos; medem cerca de 90 cm de comprimento.
Hábitos: São animais gregários. As fêmeas com crias formam grupos de 10 a 100 indivíduos e os machos reúnem-se em grupos de solteiros (com até 60 indivíduos). Os machos definem relações de hierarquia dentro do grupo. Na estação seca, juntam-se em grandes manadas. As impalas associam-se a outros herbívoros, tais como gnus, zebras e girafas. Quando em fuga, dão saltos que podem atingir 10 metros de comprimento e mudam frequentemente de direcção.
Dieta: Alimentam-se de herbáceas, folhas, rebentos e frutos. São muito dependentes da presença de água. São muito preseguidas pelos predadores africanos, daí que são chamados de "McDonalds das planícies africanas".
Reprodução: A época de reprodução varia com a localização geográfica. Nesta altura, formam-se haréns com 15 a 25 fêmeas e crias e um macho dominante. O período de gestação é de cerca de 171 dias, após os quais nasce uma cria, que é amamentada por cinco a sete meses.
Espero que tenham gostado, se tiverem algum pedido, digam!
Não percam amanhã mais uma "Natural Ideas".
Adeus e fiquem bem!
Sem comentários:
Enviar um comentário