Olá pessoal!!!
Antes de mais, queria agradecer tanto à minha irmã Joana, como aos(às) seus(suas) colegas de trabalho, pelas constantes visitas ..... Fica aqui o : MUITO OBRIGADO !!!!
E a primeira é a "Natural Ideas", uma rúbrica semanal que irei escrever sobre várias coisas da Natureza, problemas, utlilidades, curiosidades, etc....... Espero que gostem !!!!
Nesta estreia decidi falar sobre o "Aquecimento Global", num texto simples, curto e esclarecedor que explicar-vos-à o porquê dos constantes alertas e notícias da televisão e da rádio sobre este tema .........Por isso não se preocupem, pois não irei escrever um texto de 2 000 palavras.....
O Aquecimento Global é um fenómeno que, infelizmente, é muito falado nos dias de hoje. E porquê que é assim tão falado? Porque ele afecta o ecossistema, onde nós estamos incluidos.
Ora, como sabem (ou deviam saber), a nossa atmosfera tem, entre outras, a função de:
- protejer-nos da maioria dos raios ultravioleta (vindos do sol) prejudiciais à nossa saúde, través da camada de ozono, situada na estratosfera, a cerca de 25 km de altitude;
- reflectir parte dos raios infravermelhos (vindos do Sol) e absorver a outra parte, mantendo uma temperatura estável, necessária para a existência de vida. É isso o efeito de estufa.
Mas vou explicar melhor o que é o efeito de estufa. O dióxido de carbono (CO2) e o vapor de água (H20) são essenciais para manterem a superfifície da Terra aquecida. Este aquecimento resulta do facto de parte da energia irradiada pela superfície terrestre, sob a forma de radiações infravermelhas, ficar retida na baixa atmosfera. Se essa energia fosse completamente perdida, a temperatura média do ar seria cerca de -18ºC.
Mas, graças às imensas quantidades de dióxido de carbono e de CFS para a atmosfera, a temperatura tem vindo a aumentar, aumentando o número de regiões desérticas.
Mas o pior é que o aqueciemento global, este está a destruir as calotes polares, especialmente no Ártico.
Ou seja, o a água vai-se tornar menos salgada e mais doce e a sua dendidade vai-se alterar. Devio a essa modificação de dendidade da água, as correntes frias vão-se sobrepor às quentes, originando uma diminuição brutal da temperatura. Um exemplo disso é a Corrente Quente do Golfo, que caso o Ártico continue ainda a derreter mais, vai desaparecer e originar uma diminuição incrivel da temperatura no Ocidente, entre as Américas, Europa e África Ocidental.
Por isso, o aquecimento global não irá provocar, como quase todos afirmam, um aumento na temperatura, mas sim uma "mini-Era Glaciar", pois as correntes são essenciais para regular a temperatura do planeta Terra, e sem as correntes quentes, não há qualquer calor que resista à supremacia das correntes frias.
Mas também é verdade que a destruição da camada de ozono vai fazer com que as radiações ultravioletras atingam a superfície terrestre, aquecendo o planeta. Esse aquecimento irá destruir vários habitats e ecossistemas e as regiões desertas irão aumentar.
Seja qual das duas previsões para o futuro da Terra vocês defendam, é necessário reduzir as emissões de CO2 e CFS, para que a Terra nem se torne num deserto, nem numa Era Glaciar.
Por isso já sabem, se não querem morrer congelados ou esturricados, tratem de diminuir a quanidade de CO2 e de CFSs para a atmosfera !!!!
E foi o primeiro de muitos "Natural Ideas" !!!!! Espero que gostem e que comentem !!!!
1 comentário:
A mana Joana e respectivos colegas de trabalho agradecem e retribuem o "muito obrigado". Continua o bom trabalho!!! Este blog tá demais...
Enviar um comentário