Vou iniciar a minha segunda rúbrica que será escrita semanalmente todas as segundas (excepto a de dia 9 de Junho, pois estarei de férias). O seu nome é "Children of Nature" e será dedicada aos animais do planeta Terra. Pois é, com este espaço, eu pretendo dar-vos a conhecer muitas espécies de animais desconhecidas à maioria da população, desde as maiores às mais bizarras, não falar de animais que todos conhecem, como o cão ou o gato.
O primeiro animal, o convidado da estreia da "Children of Nature", o protagonista do dia é : o Manatim !!!!
O manatim ou vaca-marinha, é um mamífero aquático da família dos Triquequídeos, podendo pesar algo em torno de 750 kg quando adulto e medir 4,5 m de comprimento. São animais ameaçados de extinção e se encontram protegidos por lei no Brasil.
Existem três espécies de peixe-boi: Trichechus senegalensis vive no Atlântico, habita as águas doces e costeiras do oeste da África , a segunda, Trichechus manatus, tem ampla distribuição nas Américas, indo desde o México, os Estados Unidos, vivendo nas ilhas da América Central, na Colômbia, Venezuela, nas Guianas, no Suriname e no Brasil. A espécie Trichechus inunguis, o peixe-boi da Amazônia, é fluvial e vive nas bacias dos rios Amazonas e Orinoco.
Hábitos
São animais de hábitos solitários sendo raramente vistos em grupo fora da época de acasalamento. Durante os primeiros dois anos de vida vivem com suas mães e ainda se alimentam de leite. Depois do desmame vivem até os 50 anos e podem ser vistos se alimentando juntos no mesmo local. São animais muito mansos e, por este motivo, são facilmente caçados e se encontram em risco de extinção.
Habitat
Habitam em ambientes aquáticos da costa Atlântica Americana, desde a Geórgia (Estados Unidos) até o estado de Alagoas. O assoreamento dos estuários onde as fêmeas dão à luz aos filhotes é outro motivo para ameaça de extinção desta espécie.
Aspectos morfológicos
Possuem corpos robustos e maciços com cauda achatada, larga e disposta de forma horizontal. A dentição desses animais é reduzida a molares, que se regeneram constantemente, em virtude de sua dieta vegetariana quando adultos. Têm a pele rugosa, com a cor variando entre cinza e marrom-acinzentado. A cabeça fica bem junto ao corpo. Pode-se quase afirmar que ele não tem pescoço, apesar de conseguir movimentar a cabeça em todas as direções. Ele tem olhos pequenos mas enxerga bem, sendo capaz até mesmo de reconhecer cores. O nariz está bem em cima do focinho, com duas grandes aberturas. O peixe-boi não possui orelhas. Os ouvidos são apenas dois orifícios um pouco atrás dos olhos, mesmo assim pode ouvir muito bem. Sua boca é grande com os lábios superiores amplos e se movimentam na hora de pegar o alimento. No focinho, o peixe-boi tem muitos pêlos, chamados vibrissas ou pêlos táteis que são sensíveis ao movimento ou ao toque.
Alimentação
Alimentam-se de algas, aguapés, capins aquáticos entre outras vegetações aquáticas. Podem consumir até 16 kg de plantas por dia e armazenam até 60 litros de gordura como fonte energética para a época da seca, quando diminui a disponibilidade das gramíneas com que se alimentam. Estas folhagens contém sílica, elemento que desgasta rapidamente os dentes mas os manatis são adaptados, seus molares deslocam-se para a frente cerca de 1 mm por mês e se desprendem quando estão completamente desgastados, sendo substituídos por dentes novos situados na parte posterior da mandíbula.
Reprodução
Possuem taxa reprodutiva muito baixa pois a fêmea tem, geralmente, um filhote a cada três anos, sendo um ano de gestação e dois anos de amamentação.
E foi mais um "Children of Nature", espero que tenham gostado. Na próxima segunda-feira há mais!!!! Não percam !!!
5 comentários:
Gostei do teu texto. Deves ser um kid kool. Escreve mais sobre os animais. Gostava que escrevesses sobre os lobos domesticados. E agora uma anedora para rir: O QUE É QUE DIZ A ZEBRA PARA A PULGA? - " - TU ESTÁS NA MINHA LISTA NEGRA!! Gostaste? Beijos
Obrigado. Escreverei mais, tal como disse. Todas as segundas, pelo menos até outubro, irei escrever sobre um animal.
Fica bem
"Boas Nets" para o planeta Bernardo.
Muito serio, completo e interessante o teu trabalho sobre os manatins ou vacas marinhas. Será q já se tentou a reprodução em cativeiro, de forma a tentar salvaguardar a espécie ?
E tu ? será que vais ser um Biologo ou Investigador no futuro ? Veremos os teus filmes no National Geografic ?
keep Kool
Msg in a Bottle
Claro que o Comandante Bernardo é um espanto:orgulho de DT...estás melhor?
Adorei "Children of Nature"...texto e fotos...
Estou melhor, obrigado DT. Obrigado pelos comentários, só motiva o meu trabalho.
Adeus
Enviar um comentário