Pois é. Hoje, 11 de Novembro de 2008, comemoramos mais um dia de S.Martinho, onde habitualmente todos (os que gostam) comem umas belas castanhas, quer em casa, na escola, no emprego ou até na rua.
Mas afinal, por que é que se comemora o dia de S.Martinho?
Mas afinal, por que é que se comemora o dia de S.Martinho?
A história (lenda) de S. Martinho
Diz a lenda que Martinho (nascido na Hungria em 316), era um soldado, tendo sido filho de um outro soldado, romano. O seu nome foi-lhe dado em homenagem a Marte, o Deus da Guerra e protector dos soldados. Aos 15 anos vai para Pavia (Itália). Em França abraçou a vida sacerdotal, sendo famoso como pregador. Foi bispo de Tous.
Mas eis que num certo dia de Novembro, muito frio e chuvoso, estando em França ao serviço do Imperador, ia Martinho no seu cavalo a caminho da cidade de Amiens quando, de repente, começou uma terrível tempestade. A certa altura surgiu à beira da estrada um pobre homem a pedir esmola. Martinho, sem hesitar, pegou na espada e cortou a sua capa de soldado ao meio, dando uma das metades ao pobre para que este se protegesse do frio. Nessa altura a chuva parou e o Sol começou a brilhar, ficando, inexplicavelmente, um tempo quase de Verão. Daí que esperemos, todos os anos, o Verão de S. Martinho. E a verdade é que S. Martinho raramente nos decepciona.
Em sua homenagem, comemoramos o dia 11 Novembro com as primeiras castanhas do ano, acompanhadas de vinho novo. É o Magusto, que faz parte das tradições do nosso país. Mais tarde terá tido uma visão de Jesus e decidiu dedicar-se à religião cristã. Martinho faleceu a 8 de Novembro de 397 em Tours.
Bem, fiquem bem
See ya ;)
Sem comentários:
Enviar um comentário