Translate / Traducir / Traduire / Tradurre

terça-feira, 18 de novembro de 2008

Mickey faz 80 anos!


Boas. Trago-vos aqui mais uma notícia.

PARAÉNS MICKEY




O rato mais famoso do mundo está hoje de parabéns. Mickey faz 80 anos.
É o rato entre os ratos protagonistas do cinema e da banda desenhada. A sua primeira aparição aconteceu em “Steamboat Willie”, a 18 de Novembro de 1928, em Nova Iorque.


Foi o primeiro filme de animação sonorizado. “Steamboat Willie” era uma paródia a um filme de Buster Keaton, que dá a conhecer um pequeno roedor, preto, de calções e sapatos. Nesse ano tinham sido exibidos dois outros filmes pioneiros, “Plane crazy” e “Gallopin´ Gaucho”, mas aquele que foi o primeiro sonorizado é tido como o do nascimento oficial de Mickey. Imaginado por Walt Disney, foi, no entanto, o desenhador norte-americano Ub Iwerks que lhe definiu os traços. Teve primeiro o nome de Mortimer Mouse, antes de conhecer a denominação definitiva de Mickey. Em Portugal as histórias do rato Mickey surgiram pela primeira vez a 21 de Novembro de 1935 numa revista intitulada “Mickey”, que custava 1,50 escudos e que durou até finais de 1936.


Nos anos 1950 surgiu “Rato Mickey”, editada pela Agência Portuguesa de Revistas. A verdadeira massificação ocorreu nos anos 1980 através das revistas da Disney provenientes do Brasil. A história do cinema de animação e da banda desenhada tem várias outras personagens inspiradas em ratos, como Jerry, Mighty Mouse, Speedy Gonzalez, Stuart Little e o mais recente Ratatui. Mas Mickey é o mais famoso de todos, sendo considerado a personificação da Disney como instituição de magia e fantasia.

Opinião Pessoal: Sinceramente, o Mickey não é da minha geração, embora já o tenha visto quando era mais novo. Relataivamenta a isto resta-ma saudar que estes "aniversários" sejam lembrados pela imprensa, pois acho que o passado não deve ser esquecido, seja em que área for (televisão, cinema, desporto, etc...). Há momentos do passado que nos trouxeram muitas alegrias, neste caso mais na infância, e estando nós a viver tempos difíceis, só nos faz bem recordar estes (ou outros) pequenos-grandes momentos que nos marcam de alguma amenira, pois fica-nos na memória para sempre.


Bem, fica aqui mais um aniversário.
Não sei se o chegaram a ver, mas de certeza que o conhecem.
Amanhã podem contar com uma lenda/provérbio oriental....
Fiquem com um pequeno filme para recordar velhos tempos....



Sem comentários: