Os Tubarões
- Há tubarões que têm o corpo camuflado e, por isso, podem descansar no fundo do mar sem serem detectados pelos outros animais.
- Os tubarões têm um excelente olfacto e uma boa audição que os ajuda a caçar, pelo que sempre que detectam o cheiro do sangue de algum ser, vão logo atrás dele com o objectivo de se alimentarem.
- Os tubarões são essenciais no equilíbrio dos oceanos, pois são eles que de alguma maneira os "limpam", devorando os cadáveres mortos.
- Os tubarões, apesar de serem acusados de muitas mortes de humanos no mar, embora isso se deva muitas vezes à falta de cuidado dos homens, ou das entidades responsáveis que não informam convenientemente as pessoas que existe perigo em determinados locais marítimos.
- O maior tubarão existente no planeta é o "Tubarão-baleia", que mede cerca de 12 m de comprimento (apesar disso é inofensivo, pois só se alimenta de pequenos vegetais microscópicos, pelo que rejeita peixes e humanos na sua alimentação). O menos é o tubarão-anão, que fez jus ao seu nome, medindo apenas 15 cm de comprimento.
- Os tubarões são violentamente pescados no Oriente, nomeadamente no Japão, apenas para lhes retirarem as barbatanas, usadas na famosa "sopa de barbatana de tubarão". E o que acontece ao resto dos seus corpos? Pois bem, são atirados para o mar.
- O tubarão branco é considerado o mais feroz de todos. Mede, geralmente, 6 m de comprimento, e consegue saltar para fora de água até 2 m de altura.
1 comentário:
Baw, kasagad-sagad sa iya ubra blog!
Enviar um comentário