Translate / Traducir / Traduire / Tradurre

quarta-feira, 9 de julho de 2008

Euro 2008 - Grupo C



1º - Holanda - nesta fase de grupo deu espectáculo. Apesentou sempre um futebol, atraente, simples, não com uma grande defesa mas com dois médios a proteger a equipa e a permitir o avanço dos criativos como Van Der Vaart e Sneijder. Fez 9 pontos, marcou 9 golos, sofreu apenas 1, deu 3-0 ao campeão do mundo e 4-1 ao vice-campeão do mundo. Que mais é que é preciso dizer?


2º - Itália - foi humilhada pelo 3-0 no primeiro jogo, mas sabemos como são os italianos, quando menos se espera que eles "morram", lá sobrevivem e vão até ao fim. Conhecidos pela inteligência tàctica e sinismo na forma de jogar, mas pareciam estar á beira da eliminação no 2º jogo. Mas tudo mudou quando Buffon defende o penalty de Mutu. Aí, a réstia de esperança dos italianos era o temer dos romenos, que teriam mais hipóteses de passar. Mas estes perderam no último jogo e a Itália apurou-se frente à França.


3º - Roménia - era apontado como sendo muito inferior aos colossos do seu grupo. Mas jogou claramente mais que a França, e só não passou aos 1/4 de final porque desperdiçou uma grande opurtunidade de vencer a itália e a Holanda (que já estava apurada). Tinha uma boa defesa, e saía bem nos contra-ataques, também como simplicidade de processos.


4º - França - foi a grande desilusão do campeoanto. Para mim foi muito bom ver os franceses logo fora, depois da sorte que têm tido contra nós nos últimos Euros e Mundiais, mas muitos esperavam mais dos gauleses. Com um Henry fora de forma, o único destaque positivo vai para o extremo do Bayern, Ribery e o lateral esquerdo Evra.

Sem comentários: