Translate / Traducir / Traduire / Tradurre

segunda-feira, 30 de junho de 2008

Rock In Rio 2008 [dia 5]


DIA 6 DE JUNHO [4º DIA]


Moonspell:
vestidos de preto, os portugueses liderados por Fernando Ribeiro deixaram os fãs de metal que lá estavam bastante contentes, afirmando-se assim em terras lusas. Apesar de não se perceber uma palavra do que "cantam" tiveram uma boa presença de palco.

Nota: 7,5



Apocaliptyca: pessoalmente gostei bastante da forma como actuaram. Com apenas os seus 4 violoncelos (um fazia de guitarra e outro de baixo), os finlandeses arrasaram naquele início de noite. Uma prestação de grande atitude (só de ver as suas cabeças a girarem como ventoinhas.....parecia que a qualquer momento iríamos ver uma cabeça a voar), embora não tenham nenhuma parte cantada e isso prejudica-os um pouco do ponto de vista da posição em que são inceridos no cartaz.

Nota: 8,5/10



Machine Head:
aqui deu-se realmente a parte mais "pesada" de todo o dia. Iguais a si mesmos, os Machine Head deram um espectáculo cheio de energia e força que, com uma música muito agressiva, puseram grande parte do público aos empurrões e sujeitos a grande contacto físico. É uma música violenta, que não aprecio muito, mas é de salientar a grande entrega tanto da banda, tanto do público, que deu tanta energia à sua actuação. Foi a loucura total.



Nota: 8,5/10





Metallica:
os reis do Heavy Metal já deram melhores concertos, nomeadamente cá em Lisboa, mas a verdade é que eles dão sempre enormes concertos, nunca desfraldando as espectativas dos fãs. Não tiveram uma grande variação de temas em termos musicais e alguns dos temas de "Load" e "Reload" não foram completamente aceites pelos seus grandes fãs. Mas de qualquer maneira foi um grande concerto, cheio de grandes "guitarradas" e também da sua boa presença em palco. Destaque para "Master Of Puppets", "Nothing Else Matters", "No Remorse", "Seek and Destroy" e finalmente "Enter the Sandman".


Nota: 9/10

Este quarto dia, tendo sido dedicado à música da "pesada", penso ter sido muito bem aceite pelo público. Houve grandes concertos, com energia para dar e vender, é verdade que com alguns "mosh-pitts" que não são ideias para um evento que se diz ser para toda a família, mas também temos que ver que as pessoas sabiam ao que vinha, e os que foram vinham à procura de música pesada e de qualidade, pelo que penso todos tiveram o que queriam.

quinta-feira, 26 de junho de 2008

Rock In Rio 2008 (dia 1 Junho)

Dia 1 de Junho [3º dia]



Just Girls: só vieram para ajudar a começar a palhaçada, nada dignas do palco que pisaram.

Nota: 2/10


4 Taste: não são maus de todo (bem melhores que os "D'zrt", mas tiveram uma fraca prestação, cativando pouco o público, ainda assim um pouco melhor que as Just Girls.

Nota: 4/10



Xutos e Pontapés: finalemente alguma qualidade aparecia no palco mundo. Um bom concerto da grande banda portuguesa, com uma agradável surpresa no fim, aparecendo os atletas olímpicos que representarão portugal em Pequim. Embora tivessem estado bem, tiveram pouco protagonismo, pois actuaram muito cedo, ainda de tarde.

Nota: 7,5/10



Tokio Hotel: eu nem queria falar desta banda de freaks, mas enfim. Os pseudo-germãnicos a estragarem o dia, para pseudo-excitação e histeria das milhares de miudas com esse fascínio típico de pré-adolescente a chorarem em pleno dia só por verem dois ou três freaks. Não entendo.
Mas apesar disso, a sua actuação não ofi má, embora a sua música seja básica.

Nota: 5/10




Joss Stone: desconhecia a jovem senhora, mas a verdade é que gostei bastante da sua actuação. Muito simpática (e estando descalça), deu um concerto agradável, demonstrando a sua voz fenomenal e toda a sua elegância e classe. No fim, distrubiu rosas vermelhas pelo público e, também, deu uma a um segurança do recinto. Muita classe da britânica, algo que era preciso para fazer desaparecer a mancha negra pseudo-germãnica.

Nota: 8,5/10





Rod Stewart : Um senhor. Com cerca de 65 anos, Stewart não fez por menos e deu um enorme concerto. Estava com energia para dar e vender, dançava e tudo, e diga-se, não esteve nada mal a cantar. Acompanhado de bons músicos, teve um bom relacionamento com o público, distribuindo no final não rosas, mas sim 21 bolas de futebol.Tve momentos muito bons, saudáveis e alegres, em que se destacam os temas
"Sailing, ''Have You Ever Seen The Rain", "This Old Heart", "Forever Young", ''Some Guys Have All The Luck" e ''It's .

Nota: 9/10

Um concerto muito bom que, juntamente com o de Joss Stone, salvou o dia 1 da miséria sendo este globalmente fraquinho grças ás outras bandas, com excepção dos "Xutos" que ainda foram bastante razoáveis.

sexta-feira, 13 de junho de 2008

Rock In Rio 2008 [ dia 31]


DIA 31 DE MAIO [2º DIA]


Alanis Morissette: Foi um concerto simpático, com o perfume da canadiana a pôr alguns fãs a cantar as suas músicas.

Nota: 7/10




Alejandro Sanz: teve um pouco abaixo do esperado, não foi assim nada do outro mundo. Felizmente teve a boa ideia de convidar a Ivete para aparecer e animar o ambiente, cantando com ele o famoso tema "Corazón Partído".

Nota: 7/10





Bon Jovi: aqui há uns anos punham as raparigas a delirar, desta vez deram um concerto fabuloso. Já bem mais velhos, tiveram uma enorme performance, cheia de energia, sempre com oo público português a seus pés.

Destaque para a actuação de John Bonjovi (muito parecido com Mick Jagger dos Rolling Stones), que arrasou completamente naquela noite, fazendo com que as pessoas tenham sentido que gastaram bem o seu dinheiro. Certamente deixaram maravilhados muitos dos seus fãs, devido à sua excelente actuação ao nível dum grande "cabeça de cartaz". Sem dúvida, um concerto que fica para a História, com um grande desempenho não só dos Bon Jovi, como também do público, que cantou temas como 'You Give Love a Bad Name'', ''It's My Life'', ''Livin' On A Prayer'', ''Lost Highway'', ''Whole Lote of a Leavin'', ''Always'', ''Bad Medicine'', terminando a sua actuação com ''Wanted Dead or Alive''.

Nota: 9,5/10

sexta-feira, 6 de junho de 2008

Rock in Rio 2008 [dia 30]

Estou de volta pessoal. Desta vez, vou fazer um poste sobre um dos melhores festivais de música do mundo deste ano, certamente o melhor em Portugal, que decorreu durante 5 dias (30 e 31 de Maio; 1, 5 e 6 de Junho). Vou focar os pontos mais relevantes de cada dia e, no fim, fazer um "top" de concertos. Ora, bem vamos começar pelo início.


DIA 30 DE MAIO [1º DIA]
  • Paulo Gonzo: esteve bastante bem, apesar da idade. Com a sua voz e postura característica, pôr o público a cantar as suas grandes baladas como "Jardins Proibidos" e "Dei-te Quase Tudo".

    Nota: 7 / 10


  • Ivete Sangalo: não sou apreciador das suas músicas, mas a verdade é que pôs muitas vezes os portugueses e os brasileiros aos pulos (especialmente com o tema "Poeira") sempre em clima de festa.

    Nota: 8 / 10




  • Amy Whinehouse: a sua prestação vergonhosamente péssima não merecia estar nos destaques, mas a verdade é que foi algo tão mau que era quase obrigatório de a referir. Não há muito mais a dizer, deixou o público quase 1 hora á sua espera, para vir completamente drogada e alcoolizada, com um aspecto degradante, estando tudo menos sóbria, incluindo o facto de não ter conseguido cantar nada e de nem ter conseguido pegar no microfone sem ter caído. É verdade, parece uma grande mentira, mas isto fica claramente marcado por uma tremenda falta de respeito e de profissionalismo de uma "senhora" pelo evento e também pelo conjunto de excelentes músicos que tentava, inutilmente, ajudá-la.

    Nota: 0,5 / 10



  • Lenny Kravitz: sinceramente não achei nada de especial, pois teve bastantes partes no início/meio do concerto que foram um pouco aborrecidas, com aquele ritmo de jazz a tocar minutos seguidos sem parar. Felizmente, foi progressivamente melhorando, tendo um final de concerto muito bom. Balanço geral, acho que foi um concerto bom, superiorizando-se claramente ao da "pseudo-inglesa" (também não era difícil) e também um pouquinho ao Ivete (embora esta tivesse estado melhor na relação com o público). Com momentos de música muito bons, o destaque vai para "Are you gonna go my away" e a mais recente "I'll Be waiting"

    Nota: 8,5 / 10




    Bem, por agora é tudo. A seguir vem o dia 31.
    Fiquem bem !
    See ya