Translate / Traducir / Traduire / Tradurre

domingo, 28 de setembro de 2008

Benfica Vence 1º Derbi


Benfica 2
- 0 Sporting













Futebol – 4.ª jornada da Liga Sagres.
2008-09-27 Estádio da Luz.
Árbitro: Duarte Gomes (Lisboa).
Árbitros auxiliares: Bertino Miranda e José Lima
Resultado ao intervalo: 0-0.


Benfica

Quim; Maxi Pereira, Miguel Vítor, Sidnei e Jorge Ribeiro; Yebda, Carlos Martins, Ruben Amorim (Katsouranis, 45 m), Reyes (Di Maria, 71 m) e Nuno Gomes (Aimar, 59 m); Cardozo.
Treinador: Quique Flores.
Suplentes não utilizados: Moreira, Léo, Binya e Makukula.
Disciplina: cartão amarelo a Yebda (85 m). Golos: Reyes (66 m) e Sidney (68 m).



Sporting

Rui Patrício; Abel (Pereirinha, 69 m), Anderson Polga, Tonel e Grimi; Miguel Veloso, João Moutinho, Fábio Rochemback e Leandro Romagnoli (Liedson, 69 m); Yannick Djaló e Hélder Postiga (Derlei, 66 m).

Treinador: Paulo Bento.
Suplentes não utilizados: Tiago, Daniel Carriço, Pedro Silva e Adrien Silva.
Disciplina: cartões amarelos a Pereirinha (70 m), Grimi (86 m) e João Moutinho (89 m).


Uma vitória justa do Benfica frente a um Sporting que teve pouca iniciativa do jogo e fez pouco para vencer a partida. Numa primeira parte equilibrada, os 'leões' ainda conseguiram criar algum perigo através da velocidade e versatilidade de Djalo e Postiga, pelo que ficou uma grande penalidade por marcar a favor do Benfica, quando Postiga agarra Yebda. Na segunda parte, houve uma clara intensão dos 'encarnados' em vencer o jogo, conseguindo-o com toda a justiça através de Reyes e Sidnei.


See ya

terça-feira, 23 de setembro de 2008

Descoberta da Penicilina faz 80 anos



Descoberta da Penicilina (1928) - Alexander Fleming




Faz hoje (23 de Setembro) 80 anos que o bacterilogista Alexander Flemming descobriu a Penicilina (1928), depois de ficar perturbado com as mortes dos soldados na Guerra devido a ferimentos infectados.

Fleming nasceu a 6 de Agosto de 1881 em Lochfield, na Escócia. Aos 13 anos muda-se para Londres para poder seguir os seus estudos. Era uma aluno brilhante, tendo-se matriculado na escola de Medicina de St. Mary, que posteriormente tornou-se parte da Universidade de Londres.


Fiquem bem :)
See ya

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Discovering Cultures #2


República Dominicana



Capital: Santo Domingo
Superfície: 48 734 km²

Língua Oficial:
Espanhola

Moeda:
Peso Domincano

Regime Político
: República

Clima
: Tropical


A República Domincana é um país das famosas Caraíbas, ou seja, situa-se na América Central. Faz parte da ilha Hispaniola, juntamente com o Haiti (com o qual faz fronteira terrestre), ocupando dois terços da parte oriental da ilha.


É banhada pelo óptimo Mar das Caraíbas, pelo que possui um fabuloso litoral de praias paradisíacas e uma água que ronda os 28º graus centígrados. Aproveitando-se disso, vários resorts de luxo instalaram-se lá, fazendo com que os turistas pudessem aproveitar não só o conforto do hotel como também a espectacularidade das belas praias.


A Rep. Dominicana foi o primeiro território americano descoberto por Cristóvão colombo (1492), tendo a sua capital, Santo Domingo, sido fundada em 1496. Ao longo da sua História, o seu território foi ocupado por Franceses (séc. XVIII), Espanhóis (1814), Haiti (1822), tendo em 1844 Juan Pablo Duarte e Pedro Santana declarado a independência do país. Porém, a Espanha volta a ocupar o seu território, por volta de 1861. Finalmente, os dominicanos conseguem a liberdade em 1865, estando assim até aos dias de hoje.

A economia da República Dominicana caracteriza-se por estar em vias de desenvolvimento, com uma receita financeira média, dependendo da agricultura, comércio, serviços e, principalmente, turismo.


Opinião Pessoal: Eu já estive neste pequeno país já por três vezes, em 2000, 2001 e 2005. Eu adorei o tempo que passei lá, pois fiquei em hóteis de grande qualidade e em locais paradisíacos, com praias fabulosas. É algo que recomendo a qualquer pessoa, mas obviamente apenas em serviço de tudo incluído, pois as férias apenas são óptimas se ficarem nos hoteis, caso contrário encontrarão muita pobreza, natural dos países caribenhos.



Fiquem bem
See ya

Children of Nature #12

Bem-vindos a mais uma 'Children of Nature'. Desta vez o convidado é um reptil, o Monstro-de-Gila.

O Monstro de gila

Distribuição
Esta espécie de lagarto venenoso pode ser encontrada no Norte do México e no Sul dos Estados Unidos, em zonas quentes, áridas e desérticas. Durante os meses mais quentes do ano, adoptam hábitos nocturnos, e no Inverno hibernam..

Alimentação
A base da alimentação destes animais consiste em pequenos roedores, como ratos e coelhos. No entanto, também se alimenta de outros lagartos e, ocasionalmente, de aves.

Estado de conservação
Vulnerável e protegido por lei federal nos Estados Unidos, onde a sua caça é proibida. No mercado negro, são vendidos a preços exorbitantes.

Reprodução
As fêmeas desta espécie fazem um buraco na areia, onde depositam até 12 ovos, que eclodem cerca de 30 dias depois

Tamanho
Estes grandes e lentos animais crescem até um comprimento de cerca de 60 cm.

Longevidade
Este lagarto tem uma esperança de vida que ronda os 20 anos.


Fiquem bem
See ya

terça-feira, 16 de setembro de 2008

C. Ronaldo Bota d' Ouro

Boa Noite.

Ronaldo recebeu há poucos dias no Funchal a "Bota de Ouro", o troféu que premeia o melhor marcador no seu campeonato. Neste caso, Ronaldo foi o melhor marcador da Premier League, o campeonato inglês.

O "CR7" é assim 0 3º português a receber este prémeio na História do Futebol, depois de Eusébio (pelo Benfica) e Fernando gomes (pelo Porto) terem conseguido ser os melhores marcadores dos seus campeonatos.


Fiquem bem ;)

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

In Music History #3

Boa Noite, fica aqui mais um clássico da música.
Trata-se de "Whole Lotta Love" dos Led Zeppelin. Fiquem com os 'Led' e até amanhã!


"Whole Lotta Love" - Led Zeppelin


sábado, 6 de setembro de 2008

Crawling in the Past #3



A Europa Megalítica (4500 - 1200 a.C.)

Em Espanha, França, Bretanha e Suécia existem antigos monumentos megalíticos, remanescentes de uma antiga civilização que construiu grandes templos em pedra.


Um dos impressionantes monumentos deste período é Stonehenge, no Sul da Inglaterra. Foi construído em três fases a partir de 3000 a.C. em diante, formando um círculo de pedras gigantescas modeladas, caravadas verticalmente no solo, ligadas por lintéis (vigas). Os cientistas pensam que era utilizado como templo, local de observação das estrelas e modo de calcular o calendário. Ainda mais antigo e maior do que o Stonehenge é o círculo de pedra de Avebury, a alguns quilómetros para norte. Constitui um anel muito maior, de pedras não moldadas. Muitos outros círculos, numa grande variedade de formas e tamanhos, foram encontrados na Grâ-Bretanha, com nomes como Merry Maidens, Long Meg e Callanish. O anel de Brodgar, nas ilhas Orkney, a nordeste da Escócia, tem quase a mesma idade que Stonehenge. As pedras são todas altas, finas e pontiagudas.

(Stonehenge)


Encontratam-se círculos de pedra no Oeste da Irlanda quase tão antigos como os da Bretanha. Em Carnac, na Bretanha, no noroeste de França, existe uma impressionante série de avenidas construídas com mais de 3000 pedras grandes, que se estendem por diversos quilómetros. A Bretanha também possui muitas pedras erectas encontram-se por toda a Europa, desde Espanha à Irlanda e da Escócia à Suécia. Muitas càmaras de pedra (elevações tumulares) cobertas de terra em forma de campa foram encontradas em França, na Irlanda e na Inglaterra. Existem também cromoleques construídos com três pedras verticais e uma única laje sobreposta.

(Vestígios Megalíticos na Europa)


Existem em Malta outra notável colecção de monumentos megalíticos. Alguns dos mais antigos possuem paredes feitas de pedras maciças. Diversos desses templos contêm pedras moldadas com desenhos simples gravados. O mais notável monumento maltês é o Hipogeu, um templo subterrâneo escavado na rocha com três níveis de profundidade.

(Lares megalíticos em Skara Brae, no Norte da Escócia)


E, pronto, foi mais uma lição de História.
Espero que tenham gostado.
Fiquem bem !

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Children of Nature #11


Papagaio-do-Mar


Comprimento: 28 a 30cm

Peso: 400 g

Migração: Migrante Sazonal

Maturidade Sexual: 5 anos

Época de Acasalamento: Março-Maio

Período de Incubação: 40-43 dias

Número de Ovos: 1

Dieta: Peixes pequenos, zooplâncton


Habitat:
Os papagaios-do-mar podem-se encontrar em áreas costeiras, incluindo penhascos; mares e oceanos; regiões polares, incluindo tundra e icebergs. Encontram-se al longo do Atlântico Norte, habitando em lugares como Grâ-Bretanha, EUA, Canadá. Gronelândia, Islândia e até o norte de França.





Fisiologia
Tem 28 a 30 cm de comprimento e pesa 400 g. Vive de 20 a 25 anos. Os papagaios-do-mar têm forma compacta e hidrodinâmica. Os seus pés têm os dedos unidos por uma membrana que está adaptada para nadar debaixo d'água. As suas penas são à prova d'água. O peito branco com dorso e asas negras ajudam na camuflagem contra os predadores de cima, de baixo e quando nada. As asas curtas e os fortes músculos das asas ajudam-no a nadar fortemente, usando as asas como barbatanas. As asas medem 47 a 63 cm de comprimento. A parte superior do bico e da língua são orlados com espinhos apontados para trás, permitindo agarrar o peixe escorregadio. O bico possui uma dobradiça que permite que o peixe fique na parte superior do bico, enquanto ele apanha mais com a parte inferior do bico.





Hábitos

Estas aves passam a maior parte do ano no mar e só se deslocam a terra durante tempestades fortes ou, no Verão, para acasalarem. Nesta altura, o bico dos adultos adquire cores vivas e observam-se colónias numerosas em encostas. Põem um ovo, em ninhos escavados na terra, que forram com penas, folhas e ramos. Os pais incubam o ovo durante 40 dias e depois, alimentam o pinto com peixe que chegam a procurar a mais de 130 km da costa (!). Mas, por vezes, quando regressam, aves oportunistas como tordas e gaivotas roubam-lhes o peixe.


Com cerca de 50 dias, os jovens acompanham os adultos e passam o resto do ano no mar. Geralmente vistos sozinhos ou em pares, os papagaios-do-mar são excelentes nadadores. São, no entanto , maus voadores: quando levantam vôo, voam baixo sobre a água, batendo as asas até 400 batimentos por minuto. As suas pernas estão colocadas na parte posterior do corpo, por isso, as aterrisagens nem sempre são as mais suaves quando há ventos fortes.



Alimentação
Os papagaios-do-mar mergulham até 60 m para encontrar peixes, levando até mais de 10 no seu bico, sendo estes a sua base de alimentação. Dada a sua abundância no arquipélago das Ilhas Faroés, os papagaios-do-mar são muito apreciados como iguaria culinária. O papagaio-do-mar recheado é um dos pratos mais populares confeccionados com esta ave.



Tive alguns dias sem publicar nada, mas compreendam, pois devem-se habituar isso. É que quando ocmeçarem as aulas não irei conseguir postar todos os dias, embora vá tentar não ficar mais que 2 dias sem publicar anda. Bem, espero que tenham gostado, fiquem bem e até amanhã!

See ya