Translate / Traducir / Traduire / Tradurre

quarta-feira, 12 de setembro de 2007

Atletismo português

Boa Noite, tripulantes!!!

É verdade, vou mesmo falar dos mundiais de Atletismo que decorreram no Japão durante o mês de Agosto. Sei que já o deveria ter feito, mas nessa altura as "carroças" aqui estavam quase paradas, só agora é que consegui achar uma opurtunidade de falar das grandes prestações dos "portugueses" nas competições em que participaram. Vou analisar, ou melhor, referir os três casos mais importantes do sucesso nacional em Osaka.



Mundias Osaka



Tristeza e desilusão venceram a esperança de um campeão....


Comecemos pelo que é talvez o alteta português mais mediático da actualidade. Nasceu na Nigéria, mas está naturalizado português há algum tempo, e o seu nome é Francis Obikwelu. Tem tido bastante sucesso nestes últimos tempos, mas neste mundial não correu de feição a Francis. Vamos então ver porquê. Primeiro, vou transcrever um pequeno texto do jornal Correio da Manhã.


" A tensão reinava nos blocos, depois de uma falsa partida. A segunda ditava a eliminação do infractor. Após o tiro de partida, a corrida é anulada e Obikwelu recebe ordem de expulsão. Espantado, pois os blocos não registaram a falsa partida (tempo de reacção de 162 centésimos, o sexto pior registo em oito), Obikwelu pede explicações e a resposta prende-se com um erro técnico: mexeu a cabeça e o ombro. O protesto foi imediato e Portugal bem tentou contrariar a punição, mas após o visionamento do vídeo ficou tudo esclarecido para desespero do velocista português de origem nigeriana."
Foi uma prova de bastante azar, se pudermos dizer assim, que deixou Obikwelu bastante triste, desiludido e frustrado. Deve ter sido uma sensação horrível, ainda por cima sendo a especialidade do atleta, que até era dos mais fortes candidatos ao pódio.Foi pena, este desaire. Todos, inclusive ele proprio, tinham bastantes esperanças num grande resultado, mais um para a dignificação e prestígio de Portugal, mas infelizmente desta vez isso não sucedeu. Enfim, esperemos que para a próxima corra melhor, uma vez que Francis também não conseguiu ir à final dos 200 metros, ficando-se pelas Meias-Finais, que diga-se, já é bastaste bom - o que correu mal foi nos 100 m.




Foi por um triz !


Sim, é verdade que Obikwelu ficou bastante desiludido. Mas Naide Gomes não terá saído menos frustada que o velocista. Isto porque Naide falhou por três centímetros o terceiro lugar do pódio, classificando-se na quarta posição na final do salto em comprimento.
O melhor salto da atleta portuguesa foi de 6,87 metros, enquanto a terceira classificada, a russa Tatyana Kotova conseguiu a marca de 6,90 metros.O pódio foi preenchido só com atletas russas. Tatyana Lebedeva, a vencedora da final, saltou 7,03 metros, enquanto a sua compatriota Lyudmila Kolchanova conquistou a medalha de prata, com 6,92 metros. É caso para dizer: "malditas russas" !!!


Mas ter ido à final já foi bom, mas de facto foi pena não ter alcansado uma medalha. Bem, até aqui parace que a participação de portugal não foi lá grande coisa, mas não é bem assim e já vão ver porquê.





Campeão do Mundo !!!

Agora, até porque o melhor fica para o fim, temos Nelson Évora. Podemos dizer que Nelson foi o orgulho nacional. Bem, vamos lá ao que interessa.
Évora sagrou-se campeão do Mundo no triplo salto e garantiu o lugar mais alto no pódio na competição que decorreu em Osaca. O ouro é o justo prémio para o atleta português que conseguiu a marca de 17,74 metros. Com este resultado, Évora superou, também, o recorde nacional, que já era seu, em 23 centímetros, deixando o brasileiro Jadel Gregorio com a medalha de prata.
Já o norte-americano Walter Davis ficou com o 3.º lugar.Ao obter os 17,74 metros ao terceiro ensaio, o benfiquista resolveu a competição, deixando sem hipóteses Gregório (17,59), líder mundial do ano, e Davis (17,33), anterior campeão mundial.
Com saltos nulos no segundo e quinto ensaios e prescindindo do quarto, por questões tácticas, iniciou a participação com 17,41 e terminou com 17,39, qualquer das marcas suficiente para o colocar no pódio. Foi, então, uma brilhante prestação do atleta português. Uma medalha de ouro. Uma grande marca para o atletismo nacional.






Conclusão


Estes foram os três casos que quis salientar, visto serem, por ventura, os 3 atletas mais conhecidos pelos portugueses e não só. Tendo falado desses 3 casos, não vejo porque nã mencionar outros resultados que dignificaram (ou não) Portugal. Então aqui ficam eles:

  • 20 km Marcha - 5 º lugar para Susana Feitor


  • Maratona - 36º lugar para Anália Rosa


  • Lançamento do Dardo . 15º lugar para Silvia Cruz

E pronto, foram estes os resultados mais significantes dos atletas nacionais em terras do Oriente. É de saudar o bom desempenho, que em geral, é merecedor duma nota bastante boa, comparando, até, com resultados anteriores. E, apesar do "desastre" de Obikwelu, ficam a saber que esta foi a maior participação de Portugal nos últimos 10 anos, o que é de salientar e de louvar. É muito importante que Portugal venha a contruir o seu caminho para um dia chegar a ser uma forte potência mundial.




Mas depois dizem-me: "mas como é que queres que esta modalidade seja uma potência mundial sem a ajudas dos media e, principalmente, do governo." Quanto a isso é verdade, é preciso que o governo invista mais no desporto (principalmente nas modalidades mais carentes de apoio) e que os media, nomeadamente os jornais e programas desportivos, que dão, no mínimo, 80% da atenção para o futebol, falem e popularizem mais estas modalidades, como a atletismo, mas quem diz atletismo, diz andebol, raguebi, volleyball, etc...

E basta olhar para os jornais nacionais de desporto ("A Bola", "Record" e "O Jogo") para vermos que tem que surgir uma grande mudança a esse nível. Se não, vejamos as capas desses jornais depois do êxito de Nelson Évora. Apenas (e é de admirar) o jornal "A Bola" pôs em destaque a medalha d' ouro de Évora, enquanto os outros dois deram destaque.....a quê??? por incrível que seja, deram destaque a uma simples contratação de um defesa brasileiro (Edcarlos) para o benfica, que diga-se de passagem, ainda nem jogou. Até os jornais generalistas deram mais destaque que os desportivos, vejam só como está este país.


E depois, claro, querem que o nosso país evolua internacionalmente e que sejamos conhecidos pelos outros. Mas como é que isso é possível se nem os próprios jornais desportivos portugueses (ok, a Bola referiu, mas foi quase de certeza a 1ª vez que o fizeram) destacam um feito tão importante ? Pois, assim não dá e, embora já se fale mais é preciso continuar. Por exemplo, ãs televisões estão o dia todo com notícias e debates e outras tretas a falar duma inglesa que já deve estar morta, enquanto que falar da participação dos atletas portugueses no mundial (que é só a melhor nos últimos 10 anos) nada. Este país assim vai de mal a pior. Ah, esperem, tenho outro exemplo.


Depois do jogo Portugal-Sérvia, foi tudo falar da suposta agressão de Scolari a Dragutinovic, mas pouco se falou do jogo em si. Mas enfim, pelo menos há pessoas que estão a tentar mudar isto, Por exemplo, no programa desportivo (2ªs feiras, 22:30, Sic Notícias) "O Dia Seguinte", já se fala um pouco de outras odalidades. Já há algum tempo, Fernando Seara mencionava no final do programa alguns feitos. E, na semana passada, estiveram a falar mais de meia-hora sobre o EuroBasket 2008 e, principalmente, sobre o mundial de raguebi.




E não pensem que eu quero que em vez de jogos de futebol passem a dar jogos de basquet ou volley. Não, até porque eu não gosto muito das outras modalidades e adoro futebol, mas tento ver o lado das pessoas que gostam dessas tais modalidades. Mas temos que nos convencer que o futebol é que gera dinheiro e quanto a isso não sei que fazer !!!



Bem, é tudo por hoje, foi mais uma crónica, agora despeço-me dizendo que os próximos posts terão como temas as prestações portuguesas nos campeonatos de basquetebol e raguebi. Depois também irei falar de outros temas, ainda não sei bem, mas se quiserem saber venham cá todos os dias para ver as novidades e, se quiserem que eu fale sobre algo em especial, basta deixarem um comentário.



Fonte: correio da manhã

Adeus !!!
Saudações, Comandante Bernardo

4 comentários:

Anónimo disse...

Esta mt fix....

concordo inteiramnete, o estupido do socrates so quer e saber dele.

Eu jogo raguebi e a selecção A tem jogado mt bem no mundial de frança....

Continua, ja agora, bom blog!

Anónimo disse...

Cara, esta muito bom, esse teu post

Grande blog ki tu tens , heim?
Nao conhecia esses atletas portugueses, mas conheço alguns do futebol. Cristiano Ronaldo, Scolari, Simão, Quaresma, Ricardo carvalho, mourinho, deco e muitos mais.....beleza, ne?

aqui no brasil, nesta zona, joga-se mais futebol, mas tambem se joga bastante basket e volley.

E pelo que disseste o governo portugues realmente nao ajuda não o desporto portugues, cara....

E gostei muito da imagem daquele senhor do governo com as falas.....foste tu k fizeste??

Vi o teu blog no google e agora vou acompanha-lo, cara, gostei muito.

É que aqui no brasil ha muitos blogs, mas sao poucos os bons.

Bem, lek, continua com esta qualidade de mensagens!!!

Adeus !

Anónimo disse...

tambem axo o governo e uma treta nao apoia o desporto, principalmente exe primeiro ministro....

Anónimo disse...

Aprendi muito