Translate / Traducir / Traduire / Tradurre

domingo, 30 de setembro de 2007

Curiosidades - "Lê e Aprende"


Boa Noite !

Continuando a súbita abundância de posts, desta vez não vai ser o normal. Não vai ser um texto ou comentário como costumes, mas apenas um passatempo ou rubrica ( chamem o que quiserem) que acabei de inventar hoje. Ora bem, é agora a estreia do "Lê e Aprende". No que é que consiste este espaço? É simples, todas as 4ª feiras vou publicar uma série de curiosidades. Podem ser 3, 4 , 5 ou até mais e e cada semana terá um tema. Talvez have´ra uma pequena introdução às curiosidades.....
Bem, chega de introduções, passemos ao que interessa.

Línguas do Mundo
Uma língua é constituída pelas palavras que falamos e escrevemos. As palavras audam-nos a comunicar uns com os outros. Existem milhares de línguas diferentes em todo o mundo, assim como diferentes alfabetos para as escrever. A maioria das pessoas cresce a falar apenas uma língua, mas muitas aprendem no desenrolar da sua vida, quer por obrigação escolar ou profissional, entre outras coisas.


Curiosidades
  • O mandarim chinês é a língua mais falada no mundo, seguido do inglês e do hindi (é a língua oficial da Índia).

  • Os russos têm o seu próprio alfabeto, que é baseado no grego, e tem 33 letras.

  • O código internacional de bandeiras tem uma bandeira para cada uma das 26 letras do alfabeto e continua a ser usado por marinheiros.

  • Diz-se que Carlos V , imperador do Sacro Império Romano-Germânico (1550-1558) falava francês para homens, italiano para mulheres, alemão para cavalos e espanhol para deus.

  • Existem mais de 4000 línguas diferentes em todo o mundo, e só em África, há cerca de 1300.

Espero que tenham gostado. Se quiserem referir mais alguma curiosidade relacionada com o tema, basta deixarem um comentário.

Já agora, gostaria de vos perguntar uma pequena coisa: "Acham que esta rubrica é uma boa iniciativa" ????? Digam de vossa justiça !

Adeus, fiquem bem !!!

Portugal quer vigiar mosquitos

Boa Tarde!

Venho aqui informar-vos de uma notícia que sugiu nos últimos dias. É sobre um projecto que visa combater mosquitos que podem ser nocivos para os portugueses (e não só).

A partir do próximo ano, Portugal vai ter um programa de vigilância de mosquitos em todo o território nacional, com o objectivo de analisar os vírus que podem ser transmitidos ao homem. As colheitas de insectos e as análises vão ficar a cargo das administrações regionais de saúde e do Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge (INSA).


O programa — que vai funcionar pelo menos durante um ano em colaboração com a Direcção-Geral da Saúde — visa identificar os vírus com impacto na saúde humana. As doenças virais — nomeadamente as transmitidas por mosquitos — merecem uma atenção especial por parte de investigadores e autoridades europeias, perante a possibilidade de reaparecimento na Europa de doenças como a malária e o dengue.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, a malária mata uma criança a cada 30 segundos e provoca 120 milhões de casos clínicos por ano.



Mosquitos transmissores reaparecem na Europa

Há dois anos foi identificado na Madeira um mosquito que transmite a febre amarela e o dengue. De acordo com Maria João Alves, investigadora do INSA, não houve até ao momento nenhum caso de infecção em território nacional. Em Itália e em Espanha, na Catalunha, foi ambém detectada uma espécie, a Aedes albopictus, responsável pela transmissão daquelas duas doenças.

O crescimento demográfico, as alterações climáticas, a imigração e a resistência aos antibióticos são factores referidos pelas investigadoras do INSA como potenciadores destas doenças.



Roedores, pulgas e carraças também transmitem doenças

Portugal é um dos países do Sul da Europa com maior número de casos de febre da carraça. A incidência deve-se ao facto de a espécie dominante em Portugal ser uma das maiores transmissoras da doença. Segundo Sofia Núncio, são registados mais de cem casos anuais em Portugal, número que pode ser maior porque nem sempre as pessoas se apercebem da infecção.Portugal, através do INSA, tem um Centro de Estudos de Vectores e Doenças Infecciosas que se dedica à investigação dos insectores transmissores de doenças.


Conclusão

Em jeito de conclusão, queria apenas dizer que apoio inteiramente este tipo de inciativas, pois sabemos que muita gente por esse mundo fora morre devido a este tipo de doenças e também por falta de condições para tratar as mesmas. Aliás, "peço" ao governo que apoie esta iniciativa, pois era bastante mau se alguma praga se desenvolvesse aqui, no nosso país, um histórico, Portugal.



Algumas ideias retiradas de: Jornal Público

Selecão de Rugby - Os Lobos



Boa Noite!

Antes de mais, queria pedir desculpa pela minha falta de posts. Se isto não fosse obrigação, diria que era imcompetência minha. Mas daqui em diante vou tentar evitar estes "dias de seca" e fazer o maior número de posts por semana, tentando fazer um por dia. Mas continua a não prometer nada, pois teno uma vida de estudante, que por vezes obriga a pouco tempo livre. Mas deixando-me de lamúrias, vou passar ao que interessa.

Não vou fazer um grande post em jeito de crónica, mas apenas algo para de alguma forma reconhecer um feito de louvar. Mas quem? Perguntam vocês, que obtém como resposta: "A Selecção Nacional de Râguebi !!!"

Como disse anteriormente, não vou dizer grande coisa sobre o assunto, até porque, honestamente, não vi nenhum jogo da selecção.


Ora bem, a nossa selecção é, como sabem, amadora e, pela primeira vez na história, conseguiu apurar-se para um campeonato mundial, neste caso o de França. Pois é, nunca antes uma equipa amadora tinha consigo ir a uma fase final do mundial de râguebi, mas os nossos "lobos" (como é conhecida a selecção nacional) conseguiram esse brilhante feito. É certo que perderam todos os jogos, mas a forma como se "bateram" em campo, especialmente com alguns dos "gigantes" deste desporto (Nova Zelândia, Escócia...), a alegria de jogar e o orgulho de "vestir" e representar a camisola de Portugal (inclusivé o cantar efusivo do hino) fazem com que todos tenhamos orgulho naqueles homens que dignificaram bastante as cores da nossa bandeira. Portanto, fica a nota da grande participação dos nossos jogadores. Para finalizar, vou referir os resultados do grupo de Portugal (grupo C)no Mundial de França:



Grupo C


  • Escócia - PORTUGAL, 56-10

  • Nova Zelândia - PORTUGAL, 108-13

  • Itália - PORTUGAL, 31-5

  • Roménia - PORTUGAL, 14-10


Classificação


1. Nova Zelândia, 20 pontos
2. Escócia, 14 pontos
3. Itália, 9
4. Roménia, 5
5. PORTUGAL, 1



Enfim, é pena que Portugal tenha saído sem vitórias, mas os factos que já referi atrás, atenuam esses maus resulltados, tornando-se num orgulho nacional. E também temos que ter em consideração que só o facto de terem ido ao Mundial já é um enorme acontecimento, visto que nunca uma selecção nacional tinha ido a tal prova. E assim acaba este post, que apenas visou enaldecer a boa participação dos "lobos" nacionais.....

Bem, é tudo. Espero que tenham gostado e que comentem !!!

Saudações

domingo, 16 de setembro de 2007

Os Mais e os Menos



Boa Tarde !!!

Hoje vou estrear esta rubrica, que terá como objecto dizer quem esteve melhor e pior durante a semana. Mas mencionarei só identidades referentes ao desporto nacional. Irei avaliar quem fez o quê apenas de Terça a Segunda. Tudo o que seja depois de Segunda passará a ser elemento de avaliação da semana seguinte. Para mais dúvidas, deixem um comentário.



Mais




  • Selecção Nacional Râguebi

  • Selecção Nacional de Basket

  • Telma Monteiro

  • Vanessa Fernandes


Menos



  • Scolari

  • Selecção Nacional

  • Gilberto Madail

quarta-feira, 12 de setembro de 2007

Atletismo português

Boa Noite, tripulantes!!!

É verdade, vou mesmo falar dos mundiais de Atletismo que decorreram no Japão durante o mês de Agosto. Sei que já o deveria ter feito, mas nessa altura as "carroças" aqui estavam quase paradas, só agora é que consegui achar uma opurtunidade de falar das grandes prestações dos "portugueses" nas competições em que participaram. Vou analisar, ou melhor, referir os três casos mais importantes do sucesso nacional em Osaka.



Mundias Osaka



Tristeza e desilusão venceram a esperança de um campeão....


Comecemos pelo que é talvez o alteta português mais mediático da actualidade. Nasceu na Nigéria, mas está naturalizado português há algum tempo, e o seu nome é Francis Obikwelu. Tem tido bastante sucesso nestes últimos tempos, mas neste mundial não correu de feição a Francis. Vamos então ver porquê. Primeiro, vou transcrever um pequeno texto do jornal Correio da Manhã.


" A tensão reinava nos blocos, depois de uma falsa partida. A segunda ditava a eliminação do infractor. Após o tiro de partida, a corrida é anulada e Obikwelu recebe ordem de expulsão. Espantado, pois os blocos não registaram a falsa partida (tempo de reacção de 162 centésimos, o sexto pior registo em oito), Obikwelu pede explicações e a resposta prende-se com um erro técnico: mexeu a cabeça e o ombro. O protesto foi imediato e Portugal bem tentou contrariar a punição, mas após o visionamento do vídeo ficou tudo esclarecido para desespero do velocista português de origem nigeriana."
Foi uma prova de bastante azar, se pudermos dizer assim, que deixou Obikwelu bastante triste, desiludido e frustrado. Deve ter sido uma sensação horrível, ainda por cima sendo a especialidade do atleta, que até era dos mais fortes candidatos ao pódio.Foi pena, este desaire. Todos, inclusive ele proprio, tinham bastantes esperanças num grande resultado, mais um para a dignificação e prestígio de Portugal, mas infelizmente desta vez isso não sucedeu. Enfim, esperemos que para a próxima corra melhor, uma vez que Francis também não conseguiu ir à final dos 200 metros, ficando-se pelas Meias-Finais, que diga-se, já é bastaste bom - o que correu mal foi nos 100 m.




Foi por um triz !


Sim, é verdade que Obikwelu ficou bastante desiludido. Mas Naide Gomes não terá saído menos frustada que o velocista. Isto porque Naide falhou por três centímetros o terceiro lugar do pódio, classificando-se na quarta posição na final do salto em comprimento.
O melhor salto da atleta portuguesa foi de 6,87 metros, enquanto a terceira classificada, a russa Tatyana Kotova conseguiu a marca de 6,90 metros.O pódio foi preenchido só com atletas russas. Tatyana Lebedeva, a vencedora da final, saltou 7,03 metros, enquanto a sua compatriota Lyudmila Kolchanova conquistou a medalha de prata, com 6,92 metros. É caso para dizer: "malditas russas" !!!


Mas ter ido à final já foi bom, mas de facto foi pena não ter alcansado uma medalha. Bem, até aqui parace que a participação de portugal não foi lá grande coisa, mas não é bem assim e já vão ver porquê.





Campeão do Mundo !!!

Agora, até porque o melhor fica para o fim, temos Nelson Évora. Podemos dizer que Nelson foi o orgulho nacional. Bem, vamos lá ao que interessa.
Évora sagrou-se campeão do Mundo no triplo salto e garantiu o lugar mais alto no pódio na competição que decorreu em Osaca. O ouro é o justo prémio para o atleta português que conseguiu a marca de 17,74 metros. Com este resultado, Évora superou, também, o recorde nacional, que já era seu, em 23 centímetros, deixando o brasileiro Jadel Gregorio com a medalha de prata.
Já o norte-americano Walter Davis ficou com o 3.º lugar.Ao obter os 17,74 metros ao terceiro ensaio, o benfiquista resolveu a competição, deixando sem hipóteses Gregório (17,59), líder mundial do ano, e Davis (17,33), anterior campeão mundial.
Com saltos nulos no segundo e quinto ensaios e prescindindo do quarto, por questões tácticas, iniciou a participação com 17,41 e terminou com 17,39, qualquer das marcas suficiente para o colocar no pódio. Foi, então, uma brilhante prestação do atleta português. Uma medalha de ouro. Uma grande marca para o atletismo nacional.






Conclusão


Estes foram os três casos que quis salientar, visto serem, por ventura, os 3 atletas mais conhecidos pelos portugueses e não só. Tendo falado desses 3 casos, não vejo porque nã mencionar outros resultados que dignificaram (ou não) Portugal. Então aqui ficam eles:

  • 20 km Marcha - 5 º lugar para Susana Feitor


  • Maratona - 36º lugar para Anália Rosa


  • Lançamento do Dardo . 15º lugar para Silvia Cruz

E pronto, foram estes os resultados mais significantes dos atletas nacionais em terras do Oriente. É de saudar o bom desempenho, que em geral, é merecedor duma nota bastante boa, comparando, até, com resultados anteriores. E, apesar do "desastre" de Obikwelu, ficam a saber que esta foi a maior participação de Portugal nos últimos 10 anos, o que é de salientar e de louvar. É muito importante que Portugal venha a contruir o seu caminho para um dia chegar a ser uma forte potência mundial.




Mas depois dizem-me: "mas como é que queres que esta modalidade seja uma potência mundial sem a ajudas dos media e, principalmente, do governo." Quanto a isso é verdade, é preciso que o governo invista mais no desporto (principalmente nas modalidades mais carentes de apoio) e que os media, nomeadamente os jornais e programas desportivos, que dão, no mínimo, 80% da atenção para o futebol, falem e popularizem mais estas modalidades, como a atletismo, mas quem diz atletismo, diz andebol, raguebi, volleyball, etc...

E basta olhar para os jornais nacionais de desporto ("A Bola", "Record" e "O Jogo") para vermos que tem que surgir uma grande mudança a esse nível. Se não, vejamos as capas desses jornais depois do êxito de Nelson Évora. Apenas (e é de admirar) o jornal "A Bola" pôs em destaque a medalha d' ouro de Évora, enquanto os outros dois deram destaque.....a quê??? por incrível que seja, deram destaque a uma simples contratação de um defesa brasileiro (Edcarlos) para o benfica, que diga-se de passagem, ainda nem jogou. Até os jornais generalistas deram mais destaque que os desportivos, vejam só como está este país.


E depois, claro, querem que o nosso país evolua internacionalmente e que sejamos conhecidos pelos outros. Mas como é que isso é possível se nem os próprios jornais desportivos portugueses (ok, a Bola referiu, mas foi quase de certeza a 1ª vez que o fizeram) destacam um feito tão importante ? Pois, assim não dá e, embora já se fale mais é preciso continuar. Por exemplo, ãs televisões estão o dia todo com notícias e debates e outras tretas a falar duma inglesa que já deve estar morta, enquanto que falar da participação dos atletas portugueses no mundial (que é só a melhor nos últimos 10 anos) nada. Este país assim vai de mal a pior. Ah, esperem, tenho outro exemplo.


Depois do jogo Portugal-Sérvia, foi tudo falar da suposta agressão de Scolari a Dragutinovic, mas pouco se falou do jogo em si. Mas enfim, pelo menos há pessoas que estão a tentar mudar isto, Por exemplo, no programa desportivo (2ªs feiras, 22:30, Sic Notícias) "O Dia Seguinte", já se fala um pouco de outras odalidades. Já há algum tempo, Fernando Seara mencionava no final do programa alguns feitos. E, na semana passada, estiveram a falar mais de meia-hora sobre o EuroBasket 2008 e, principalmente, sobre o mundial de raguebi.




E não pensem que eu quero que em vez de jogos de futebol passem a dar jogos de basquet ou volley. Não, até porque eu não gosto muito das outras modalidades e adoro futebol, mas tento ver o lado das pessoas que gostam dessas tais modalidades. Mas temos que nos convencer que o futebol é que gera dinheiro e quanto a isso não sei que fazer !!!



Bem, é tudo por hoje, foi mais uma crónica, agora despeço-me dizendo que os próximos posts terão como temas as prestações portuguesas nos campeonatos de basquetebol e raguebi. Depois também irei falar de outros temas, ainda não sei bem, mas se quiserem saber venham cá todos os dias para ver as novidades e, se quiserem que eu fale sobre algo em especial, basta deixarem um comentário.



Fonte: correio da manhã

Adeus !!!
Saudações, Comandante Bernardo

segunda-feira, 10 de setembro de 2007

Caso Maddie



Boa Tarde !!!

Já se tem falado tanto sobre o caso Maddie, quer em jornais, televisão, internet, etc., que até eu decidi fazer um pequeno post sobre isto. Já estou realmente farto de estar sempre a ouvir a mesma coisa. Já chega de inventar situações, de especular, deste excesso mediático. É que agora está a ganhar uma importância tão grande como no início do caso. Eu acho que a miuda está morta, agora quem a matou não sei. Pode ter sido um familiar, podem ter sido os pais, pode ter sido um acindente, não se sabe.


O que é certo é que aqueles pais, que muitas vezes parecem mostrar uma suspeita frieza neste caso, estão ainda mais dentro do caso, visto que são agora constituintes aguirdos. Estão em termo de identidade e residência e, por isso, foram para casa, em Londres. Só para concluir, queria dizer que era bom que os casos portugueses de tamanha semelhança a este fossem tão falados e noticiados. É pena que uma inglesa dê tanto que falar, ou pelo menos, que a diferença não seja tão acentuada entre portugueses e estrangeiros.



Fica aqui um resumo da história do caso até meio de Agosto.

"Maddie poderá ter sido raptada ou ter sido morta, poderá ter sido morta pelos pais (preferencialmente pelos irmãos porque é mais dramático) ou por um estranho de pele escura que deverá ser inglês ou por um tal El Francês ou por um casal holandês ou por um velejador ou por um marroquino. O cadáver poderá ter sido lançado ao mar ou poderá ter sido enterrado ou poderá ter sido desfeito e entregue aos porcos. A mancha de sangue encontrada por um cão especializado em detecção de cadáveres poderá ser de Maddie depois de ter sido morta ou antes de ter sido morta, ou poderá ser dos pais de Maddie ou da empregada de limpeza ou de um outro hóspede ou do cão detector de cadáveres.

Entretanto, a polícia judiciária do Algarve está a especializar-se em crimes sem corpo, os quais resolve sempre com base em minúsculos resíduos biológicos, escutas telefónicas e confissões. Há ainda a hipótese de Maddie nunca ter existido, ser uma fantasia do casal McCann, ou antes uma produção Photoshop do casal McCann (traumatizado pela perda da verdadeira Maddie há vários anos) com base nas fotos de família (tiradas da internet) daquela Maddie que foi vista na Holanda."

in
Blasfémias


Foi tudo, fiquem bem !!!
Comentem, digam o que pensam !!!

sábado, 8 de setembro de 2007

Despedimento de Fernando Santos


Boa Noite a todos !!!

Nesta belíssima noite de Sábado, volto aqui à minha NavBar da Bennyozanios para escrever no meu humilde e talentoso blog, para vos contar acontecimentos dos últimos tempos e dar-vos a minha sincera opinião sobre esses factos.
Antes de passar ao tema, queria pedir desculpa pela pobre semana em termos de posts, mas infelizmente não há muito tempo destinado a este blog, pelo menos por agora.
Ora bem, para agora decidi falar (até porque já me pediram em comentários - já agora, se quiserem alguma coisa, basta comentarem o post para depois corresponder-vos) sobre o despedimento do agora ex-treinador do Benfica, o engenheiro Fernando Santos.
Depois desta introdução, vamos lá falar deste caso que foi assunto de conversa durante uma ou duas semanas nos jornais, televisão, rádio e até na Internet. Fernando Santos é engenheiro de profissão, mas na última década têm sido treinador de futebol. Passou pelo FC Porto, Sporting, AEK e, mais recentemente, pelo Benfica. Nesta época assinou um contracto com os gregos do PAOK.

E está neste momento na equipa grega porque foi despedido lá paara o fim de Agosto (penso que foi dia 27). Mas vamos lá organizar isto.

Fernando Santos preparou a época com um plantel que continha Simão Sabrosa e Manuel Fernandes. Foi-lhe garantido pela direcção do Benfica que estes jogadores não iriam sair. O engenheiro até disse, numa conseferência de imprensa alguns dias antes, que era um pesadelo de Simão efectivamente saísse do clube. Claro que podem dizer que ele é ingénuo ao pensar que Simão não saíria, mas não o é, pois, repito foi-lhe garantida a permanência do extremo benfiquista. Esta era
a situação de Simão.



Agora vamos à de Manuel Fernandes. Este tinha sido emprestado aos ingleses do Everton na época anterior e foi chamado pê-lo treinador para integrar o plantel dos encarnados. Estávamos no dia 13 de Agosto, Fernando Santos preparou o jogo da 1ª mão da 3ª eliminatória que dava acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões. Pois bem, nesse mesmo dia, Fernando Santos recebe a notícia de que Manuel Fernandes se ia embora. Mas isto cabe na cabeça de alguém??? Imaginem-se treinador do Benfica. Preparam o jogo (que por acaso era muito importante) com o onze inicial, as tácticas, etc., e um dia antes sabem que um jogador (importante na estrutura da equipa) saiu do clube e que não poderá jogar. Isto não tem cabimento nenhum, como é que um presidente garante jogadores a um treinador, e no dia anterior a um jogo decisivo vende um jogador???? Mas que raio de presidente é este, que não pelos vistos não percebe nada de estabilidade duma equipa e de direcção desportiva???? OK, pode ser muito bom em negócios publicitários, mas isso não chega. Luís Filipe Vieira não deve ter grande noções de como gerir uma equipa de futebol (em termos desportivos), e é aqui que se vê a falta de José Veiga.


Resumindo isto para miúdos, no dia anterior ao jogo com o Copenhaga (para a eliminatória da LIga dos Campeões) o Benfica vende Manuel Fernandes, e Fernando Santos tem que reformular a estratégia e o onze inicial a poucas horas desse jogo tão importante. É por esta e por outras que acho Vieira um mau presidente.

Mas voltemos ao caso de Simão. Actualmente está no Atlético de Madrid, mas nas últimas 6 temporadas esteve na equipa do benfica. Simão nestas últimas épocas tinha sido um dos jogadores mais influentes no plantel. Á duas épocas atrás, Simão esteve muitas vezes para sair do Benfica para rumar a Ingleterra, para Liverpool ou Chelsea. Mas este ano não. Luís Filipe Vieira garantiu a todos que Fernando Santos que Simão este ano permanecia na Luz, mas no fim de Julho, lá pr'ó dia 26/27, Simão fez as malas e saiu da Luz rum oa Espanha. E digam-me lá???' Mas que estalibilidade é que um treinador tem quando o seu presidente practiamente lhe mente e não cumpre o que promete. E ainda por cima, numa equipa do Benfica, que não está propriamente cheia de bons jogadores, antes pelo contrário, está bastante atrás do Porto e Sporting. É certo que hoje o benfica tem Di Maria, mas antes não tinham, isto é, Santos nunca pode contar com o jovem argentino. Até digo mais, eu não sei se esta equipa não é mesmo inferior à do ano passado (lembram-se de Simão, Micolli e Karagounis ?)......

Bem, esta foi a parte, que poderemos chamar de defesa de Fernando Santos...... Mas porque quero adiantar isto, vamos seguir em frente na história. ~

Vamos voltar ao dia 13 (quando M. Fernandes saiu) e adintarmo-nos um dia. Simão já não estaria na equipa e F. Santos ainda permanecia como treinador do SLB. O Benfica joga no seu estádio contra o FC Copenhaga. A equipa da casa venceu os dinamarquezes por 2-1. Fernando Santos seria despedido 13 dias depois. Mas porque razão, pois afinal, o Benfica venceu este jogo importante. Vamos avançar um pouco, até 26 de Agosto, 1ª jornada da Bwin Liga, Leixões vs Benfica. Que aconteceu??? Benfica faz um mau jogo, mas consegue marcar a cerca de 10 minutos do fim. Mas, penso que merecidamente, o Leixões empata o jogo nos últimos minutos, num lance em que a defesa encarnada distraíusse e permitiu o golo do empate. Então, que temos aqui??? O Benfica tinha vindo a ter más exiibições, ou pelo menos pouco convincentes. Será que isso é razão para despedir F. Santos???' Acho claramente que não. Mas depois vejamos a popularidade que os adeptos têm com o engenheiro. Pois bem, é bastante fraca. Mas mesmo assim, porque é que Vieira assinou contracto com o engenheiro para mais uma época se o queria mandar embora'????

É verdade, para mim isto é tudo uma grande tramóia que o "orelhas" pregou ao engenheiro do penta, pois senão vejam. Vamos por isto claro como a água.



Vieira passa férias com Camacho. Os adeptos encarnados adoram Camacho. Fernando Santos tinha tido alguns maus resultados (também não tem grande plantel, diga-se) e os adeptos não vão lá muito com a sua cara. Depois do jogo com o Leixões, Nuno Gomes vem dizer no flash interview que a equipa necessita de paz e serenidade. Vieira vê a opurtunidade certa para mandar Santos desta para melhor, chama Camacho e pronto. Temos novo treinador (que conta com pelo menos duas coisas que o anterior não tinha), nova atitude da equipa, nova motivação dos adeptos.... Enfim, Camacho conta com os adeptos do seu lado e Di Maria (um bom jogador) e até podemos dizer um plantel já organizado, sem saídas á últimada hora, mentiras, etc, enquanto que o engenheiro pode-se queixar da falta desses elementos.....


Camacho agora vai tentar impõr os seus modelos de jogo, a sua mentalidade e outras coisas aos seus jogadores, mas a verdade é que o campeonato já começou e o Benfica ainda está na sua pré-temporada. O espanhol parace contentar os benfiquistas, após ter levado de vencida a equipa do copenhaga na 2ª mão da pré-eliminatória realizada no dia 29. Quanto aos dois jogos a contar para a bwin liga, Camacho e as suas tropas consigiram um empate em casa com o Vitória de Guimarães e uma boa vitória na Madeira, frente ao Nacional. O primeiro jogo fraco (não se podia pedir muito), embora a equipa tivesse mais atitude, enquanto que no segundo já houve uma qualidade mais razoável, com destaque para o reforço argentino Di Maria.

Veremos o que esta equipa irá conseguir fazer daqui em diante, uma vez que não deverá ser de agrado aos encarnados continuar no 7º lugar.....

Bem, esta foi a minha opinião quanto a este assunto. Só para concluir: no meu entendimento, Vieira ainda tem muito que explicar, ou não, têm é muito que aprender, porque a maneira como ele está a dirigir o clube (desportivamente) não é com certeza a mais correcta. Aliás, Vieira tem mais é que pedir desculpas a Santos, pois este não teve condições de trabalho e, se o presidente não o queria lá, que o despedisse antes da época começar, não agora, e isto poderá ser fulcral nos obkectivos que a equipa da Luz tinha para esta época.


Tendo terminado este longo pedaço de texto, venho-vos convidar a assistir nos próximos dias a outras crónicas, que terão como assuntos a internacionalização de Pepe e a qualificação da Selecção nacional para o Euro-2008.

E agora ....... à dragon ball....
Não percam o próximo post, porque nós.....também Não !


Digam aos vossos colegas, amigos, familiares para lerem o texto, pode ser que fiquem esclarecidos sobre algo....

E comentem, digam-me as vossas opinões !!!
Adeus, fiquem bem !!!