Hulk tem estado em foco nesta semana. Quer pela sua expulsão e pelas declarações de Jesualdo Ferreira quer pela renovação de contrato com o respectivo aumento da cláusula de rescisão de 40 para 100 milhões de euros.
"Deixem jogar o Hulk"
Hulk é uma "animal" no bom sentido. É uma força da natureza, com técnica, velocidade e muita, muita força. Consegue fazer mudanças de velocidade que partem os rins aos melhores defesas e consegue rematar com uma potência incrível sem tomar balanço. Ainda é jovem e, como tal, tem bastante potencial para ser trabalhado. Porém, tem algumas limitações básicas na abordagem táctica do jogo. O brasileiro cai muitas para cima dos defesas tentando ganhar ou em força ou em velocidade. Aí, o contacto físico é inevitável. A verdade é que Hulk é muitas vezes castigado com faltas sucessivas e os árbitros não as assinalam ou não as punem devidamente. Há exemplos o ano passado como o jogo em Amadora e em Guimarães. Depois, Hulk reage com razão mas, sendo um profissional, não pode reagir daquela maneira. Jesualdo veio pedir aos árbitros para punir devidamente os "caceteiros" e nisso dou-lhe total razão. Por outro lado, Hulk tem que saber comportar-se, com ou sem razão. Mas voltemos ao aspecto táctico.
Aprender a ler o jogo
Hulk cai quase sempre em cima dos defesas. Penso que o brasileiro devia aprender a desmarcar-se melhor, a pedir a bola no espaço em vez de no pé. Isso seria muito benéfico quer para ele quer para a equipa. As suas qualidades seriam utilizadas de melhor maneira. É isto que penso que Hulk tem que melhorar. A sua leitura do jogo. A capacidade de definir os lances quando tem a bola e de movimentar-se no sítio correcto quando não a tem. Tem que saber movimentar-se melhor e saber aproveitar os espaços de forma racional. É isso que o separa de, por exemplo, o Ronaldo ("fenómeno) dos tempos do Barça. Além de, claro, ter que melhorar muito a finalização. Hulk tem uma força quase única num jogador de futebol com as suas capacidades mas os seus remates muitas vezes não tomam a direcção da baliza. Penso que com Jesualdo, cuja maior capacidade é em saber potenciar as qualidades dos jogadores, Hulk poderá conseguir aprender estes conceitos. Em suma, tem que saber ler o jogo para decidir da melhor maneira. Quando este souber aproveitar os espaços da melhor maneira e finalizar melhor, não tenho dúvidas que o Porto irá ganhar muito, muito dinheiro.
Hulk, o "senhor 100 milhões"
Hulk renovou ontem (sexta-feira) o seu contrato com o Porto até 2014, aumentando a sua cláusula de rescisão de 40 para 100 milhões de euros. Muitos dizem que é um absurdo que Hulk valha mais que Kaka ou outros grandes jogadores. Vamos por partes. Primeiro, lá porque a sua cláusula de rescisão é de 100 milhões não quer dizer que ele valha isso. Segundo, seguindo esse critério, essas pessoas acham que o Ronaldo vale 1 bilião de euros ou Messi 250 milhões.
Têm que perceber que isto é uma estratégia da direcção do Porto para que nenhum milionário decida (Manchester tinha 40 milhões ou mais devido à transferência de Ronaldo, o City tem um milionário árabe e a Roma tem outro que já se disse disposto a gastar bom dinheiro). levar Hulk para outros ares, mas ao mesmo tempo cativar a atenção dos (poucos) adeptos do futebol e dos clubes que ainda não o conhecem e chamar a atenção da Liga. Não quer dizer que Hulk saia por 100 milhões, pois o mercado é que dita os valores. Isto é simplesmente tomada de confiança do Porto para com o Hulk e deste para com o clube. É sinal que o "Íncrivel" é peça chave nos axuis-e-brancos. Se irá sair ou não não sei, mas é sempre bom para a nossa liga ter Hulk (os adeptos do Porto devem ainda mais contentes) e outros grandes jogadores como Mourinho, Liedson, Aimar ou Di Maria, nem que seja só por mais um ou dois anos.
Hulk é entusiasmante. É daqueles jogadores que faz um adepto ir ver um jogo ao vivo. E é também um jogador que gosta de jogar futebol. E isso é muito importante. Também beneficia muito do seu enorme carisma. O seu nome e alcunha inteiramente justificado pelas suas capacidades naturais e a sua forma "brutesca" de jogar tornam-no incrivelmente carismático que é algo que o pode tornar numa figura de topo do futebol mundial caso ele consiga fazer a tal aprendizagem táctica de que falei anteriormente.
Estou curioso para ver a sua evolução ao longo da época, assim como de Di Maria e Coentrão, mas desses dois falarei noutra altura.
Não sei se corcodam com a minha análise mas se têm alguma coisa em que têm outra opinião, digam-nas.
Abraços,
Fiquem bem
Sem comentários:
Enviar um comentário