Análise Champions League - I
Besiktas - Fc Porto
O Fc Porto foi a Intambul, um dos ambientes mais hósteis do mundo, depois de ter empatado no Dragão frente ao Liverpool, num jogo em que podia e devia (devido às opurtunidades que dispove) ter vencido. Mas falemos do jogo da Turquia.
O Porto entrou um pouco mal, ou melhor, não conseguiu fazer o seu "futebol", tentando controlar a avalanche ofensiva do Besiktas. Foi dominado pelos turcos, estes que muito atacavam, mas que objectivamente pouco produziam. Resumindo a 1ª parte, o Besiktas dominou o Porto, mas nunca sem grande estragos, sendo mais ou menos controlados pela defesa portista.
Passemos ao segundo tempo, que foi muito diferente. O Fc Porto na 1ª parte tinha jogado no sistema preferencial de Jesualdo, o 4x3x3, mas devido ao 3x5x2 dos turcos, o Porto perdia o domínio do meio-campo, mas na 2ª parte Jesualdo mudou o sistema de jogo, pondo Marek Cech no meio-campo ao lado de Assunção, Meireles e Lucho, Formando um 4x4x2 à maneira do Porto, com Assunção como trinco e Lucho mais avançado, atrás de Quaresma e Lisandro.
Os dragões tornaram-se mais dominadores, avançando mais no terreno, criando mais opurtunidades de golo. Os turcos foram tendo cada vez mais dificulades e o Porto foi sucessivamente criando mais perigo. Foram falhando, falhando, até que aos 92 minutos, depois de um cruzamento de Cech, um grande passe de Leandro e um toque subtil de Lucho, Quaresma domina a bola, adinta-a, e remata (pegando mal na bola), marcando o tão desejado golo, que fez levantar muita gente dos sofás (inclusivé eu, eheh).
Uma grande jogada, com uma finalização com sorte, que fez com que o Porto ganhasse um jogo muito importante, visto que o Marselha foi inesperadamente a Anfield ganhar ao Liverpool. Ora, vejemos a situação do grupo A.
À 2ª jornada, temos (surpreendemente) o Marselha em 1º lugar com 6 pontos, o Fc Porto com uns bons 4 pontos, o "gigante" Liverpool com apenas 1 ponto e o Besiktas em último, com 0. Á partida pensaríamos que o LIverpool ficaria em 1º, e depois o Porto discutiria o 2º lugar com os franceses. Mas poderá não ser assim. Se o Fc Porto fizer 4 pontos nos dois jogos que se seguem com o Marselha, arrisca-se seriamente a ficar em 1º lugar do grupo. E, se o Liverpool não fizer 4 pontos nos dois jogos com o Besiktas, por seu lado, arrisca-se a não apanhar os franceses.
Voltando à análise do jogo, gostaria de dizer algumas notas:
- Lucho González foi, quanto a mim, o melhor jogador em campo:foi o verdadeiro capitão, o comandante. Teve uma exibição personalizada, muito boa, andou por todo o terreno, foi soberano na recuperação de bolas, inteligente em manter o equilibrio do meio-campo defendivo e ofensivo e capaz de pôr dem sentido o meio-campo adversário.
- Quaresma também jogou muito bem, tendo recuperado bolas no meio-campo adversário e marcado o golo decisivo, estando perto de marcar outros.
- Helton voltou às grandes exibições, com 3 defesas espectaculares e importantíssimas, a tirar o golo aos turcos
- Cissé (Besiktas) também jogou bem. As melhores jogadas dos turcos passaram-lhe pelos pés e a tudo isto acrescentou poder de fogo.
- A equipa do Porto teve colectivamente bem, tendo a equipa sofrido muito, quer física como psicologicamnete. Daí a expressão do treinador (Jesualdo Ferreira): "Os jogadores foram até aos limites"...
- Curiosamente, e sendo um público incrivelmente estonteante, barulhento, motivante e e fanático no apoio à equipa, reconheceram o mérito do Fc Porto, batendo palmas a Quaresma ofim do jogo. O mágico do Porto acabou por lhes oferecer a camisola. Um gesto de fair-play bonito, de ambas as partes.
Pronto, já falei do jogo, disse a minha opinião quanto ao mesmo, mas falta saber a opinião dos intervenientes. Vou referir duas entrevistas, a de Quaresma e a do treinador, Jesualdo Ferreira. - Quaresma - "ambiente fantástico", "mais cedo ou mais tarde íamos marcar"
«Trabalhámos bem, num ambiente fantástico. Sabíamos que iríamos ter um jogo muito complicado, mas estamos de parabéns», começou por afirmar Ricardo Quaresma no final da partida, na flash interview.Questionado sobre se sentiu nervosismo pelo facto de as «coisas» não lhe terem saído bem durante o jogo, Quaresma reagiu assim: «Não sou pessoa de ficar nervosa... Raramente fico ansioso, tenho muita confiança nesta equipa e sabia que mais cedo ou mais tarde o golo iria aparecer.»A rematar: «Este ambiente é fantástico, dá gozo jogar. Para quem gosta de futebol, estes são os melhores jogos.» - Jesualdo - "duas partes diferentes", "ganhámos com justiça", "estamos bem"
"ASF «Foram duas partes diferentes. Na primeira conseguimos equilibrar, mas a determinada altura perdemos o controlo da partida. Algum nervosismo, alguma incapacidade de os meus jogadores se concentrarem no jogo e se abstraírem do exterior. Na segunda parte, o FC Porto entrou melhor, conseguiu controlar na nossa estrutura normal e depois, quando mudámos, passámos para cima e tivemos ocasiões de golo, tal como teve o Besiktas. Foi, acima de tudo, um jogo de muito coração, de muita coragem, de muita luta, por parte da minha equipa. Os meus jogadores foram capazes, neste ambiente, de nunca virar a cara, de jogar até aos limites. Às vezes não jogando bem, porque nem sempre foi fácil jogar bem. Aliás, foi um jogo muito difícil, até pelo próprio terreno, que parece mais estreito. Não é, seguramente, mas parece...»A terminar: «O FC Porto ganhou com justiça. Com esta vitória, ficámos bem colocados para discutir a passagem aos oitavos-de-final. Faltam ainda quatro jogos, muito difíceis, sabemos, mas creio que a minha equipa vai manter a mesma perspectiva da época passada e vai alcançar os seus objectivos.»
Para terminar, deixo-vos um vídeo da RTP com a jogada do golo do Porto, seguido de uma entrevista a Quaresma.
Vejam!!! : http://br.youtube.com/watch?v=A1GWlmclO3s
Espero que tenham gostado. Adeus e até à próxima !!!
Não percam amanhã a análise ao jogo do Benfica !!!
1 comentário:
ferranho do caraças so fcp so fcp. Fcp ate morrerne puto bekas
Enviar um comentário